Pessoas

Miguel Cordeiro

Associado Principal

Miguel Cordeiro

Edifício Duarte Pacheco

Av. Eng. Duarte Pacheco 7, 7º andar

Lisboa

Portugal

1070-100

Visualizar mapa

Áreas Principais de Prática

Bancário e Financeiro

Regulatório e Compliance

Seguros

 

Integra a CTSU – Sociedade de Advogados, membro da Deloitte Legal network, desde Setembro de 2015.

Trabalha na área do setor financeiro desde 2006, prestando aconselhamento jurídico regular a instituições de crédito, gestoras de fundos, empresas de investimento e seguradoras.

Advogado com vasta experiência na área do Direito Bancário e Financeiro, tendo prestado assistência jurídica em diversos temas regulatórios, incluindo em matérias de controlo interno, bem como no suporte jurídico ao exercício das funções de Legal e Compliance e na assessoria jurídica em projetos de transformação digital.

Tem trabalhado ativamente em projetos de implementação e acompanhamento de nova legislação (AIFMD, IDD, PSD 2, CRD IV, MiFiD 2, AML IV, PRIIPs, GDPR, entre outras).

Presta assistência na constituição e registo de fundos de investimento, instituições de crédito e seguradoras junto das entidades regulatórias competentes, assim como no âmbito do exercício de atividades de intermediação financeira, incluindo a gestão de carteiras e de fundos de investimento, intermediação financeira e marketing de produtos e serviços dos setores bancário e segurador.

Tem intervindo em exercícios de avaliação de estimativas de recuperação de ativos de instituições de crédito em risco ou em situação de insolvência, no seguimento da aplicação de medidas de resolução.

Integrou anteriormente os departamentos jurídicos de instituições de crédito, onde desempenhou a função de advogado in-house.

Inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses desde 2010.

 

Formação Académica
  • Curso de Pós-Graduação em Direito dos Valores Mobiliários na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2013
  • Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, 2006

 

Idiomas

Português, Inglês e Espanhol.

Miguel Cordeiro