Pessoas

Filipa Alves de Botton

Associada Sénior

Filipa Alves de Botton

Edifício Duarte Pacheco

Av. Eng. Duarte Pacheco 7, 7º andar

Lisboa

Portugal

1070-100

Visualizar mapa

Áreas Principais de Prática

Energia e Renováveis
Public Sector / Direito Administrativo

Desde março de 2018 que exerce advocacia na CTSU – Sociedade de Advogados.

A sua atividade está especialmente focada nas áreas do direito administrativo, direito da contratação pública, direito do ambiente, direito regulatório e contencioso administrativo.

Presta serviços jurídicos de forma recorrente no âmbito da contratação pública, com particular enfoque nas áreas da saúde e dos transportes, assessorando entidades adjudicantes ou concorrentes nos procedimentos pré-contratuais, bem como na negociação, no acompanhamento e na execução dos contratos.

A sua atividade desenvolve-se igualmente na área do direito da energia, especialmente em projetos relacionados com energias renováveis. 

Participou ainda em numerosos projetos relacionados com os setores dos resíduos, do gás natural e dos recursos minerais e realizou várias auditorias legais nas áreas regulatória e ambiental.

Tem experiência na elaboração de programas de legal compliance para empresas nacionais e internacionais em diferentes setores de atividade. 

Presta regularmente assessoria jurídica nas áreas relacionadas com o licenciamento ambiental e industrial, a responsabilidade ambiental, a gestão de resíduos, os recursos hídricos e as contraordenações ambientais.

Desde 2016 que é distinguida no Best Lawyers, na área do direito público.

Oradora em workshops e ações de formação nas áreas do direito do ambiente e da contratação pública. 

 

Formação Académica

·        Curso sobre o Novo Procedimento Administrativo, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2015).

·        Curso em Direito da Energia, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2007).

·        Pós-Graduação em Ciências Jurídico Urbanísticas e Ambientais, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2003/2004).

·        Pós-Graduação em Contencioso Administrativo, Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2002/2003).

·        Licenciatura em Direito, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1996-2001).

 

Idiomas

Português, Francês, Inglês e Espanhol.

 

Filipa Alves de Botton