Artigo
The 2024 Chief Legal Officer (CLO) Strategy Survey
Transformation, challenges, communication, and collaboration
Como os diretores jurídicos (CLO) conciliam a liderança de iniciativas de transformação de toda a empresa e do departamento jurídico com as responsabilidades quotidianas da liderança da função? Quais são os desafios que enfrentam? Que competências são necessárias para enfrentar e comunicar esses desafios? Com quem colaboram os CLO nas iniciativas mais amplas que afetam mais do que uma área da empresa?
No 2024 CLO Strategy Survey, perguntámos a 460 executivos jurídicos sobre vários tópicos específicos da função jurídica e de toda a empresa, incluindo transformação, confiança, IA generativa, compreensão do trabalho e das prioridades da função jurídica e como esse trabalho é realizado. Os inquiridos foram agrupados em quatro grupos geográficos: Europa, Estados Unidos, Austrália e Canadá para entender melhor onde as funções jurídicas em todo o mundo estão alinhadas e onde não estão.
Principais conclusões:
- 93% dos CLOs acreditam que GenAI tem o potencial de agregar valor às suas organizações nos próximos 12 meses. Nas organizações europeias que já desenvolvem ativamente projetos de GenAI, estes focam-se, principalmente, em áreas de tecnologia (46%), operações (44%) e legal/compliance risk (42%).
- 82% dos CLOs referem que o volume de trabalho na função jurídica aumentou nos últimos 12 meses, sendo esse valor superior na Europa face à Austrália e Canadá. Adicionalmente, 80% dos CLOs esperam que o orçamento da função jurídica cresça no próximo ano fiscal.
- 85% dos CLOs esperam que a utilização de ferramentas tecnológicas aumente nos próximos 12 meses. Para isto, 34% dos inquiridos na Europa esperam que o seu budget aumente significativamente — bastante acima do que acontece nos Estados Unidos (12%), Canadá (23%) e Austrália (12%).
- Os CLOs de todas as geografias destacaram como áreas prioritárias para o próximo ano, a cibersegurança, temas de privacy e ainda de compliance.